27/06/2017

Vereador fala sobre Semana Municipal de Combate às drogas


Na sessão ordinária da Câmara de Osasco, o vereado Ricardo Silva (PRB) apresentou moção de Apoio a Semana Municipal de Prevenção às Drogas, que aconteceu entre os dias 19 e 26 de junho. A lei municipal prevê um Ciclo de palestras de combate às drogas ao fumo e bebidas alcoólicas nas escolas municipais. Além de eventos culturais, palestras, fixação de cartazes, folhetos educativos nos respectivos locais a serem ministradas as palestras. “Essa semana é de extrema importância, pois servirá para levar conscientização sobre esse problema que tem trazido muitos prejuízos para a saúde das pessoas”, disse Ricardo Silva.
Dados do Ministério da Saúde mostram que grande parte dos pacientes acompanhados em clínicas de saúde mental são alcoolistas e muitas das mortes em acidentes de trânsito, tanto a vítima quanto o consumidor tinham alto teor de álcool no sangue. Além disso, há uma relação entre o álcool e mais de 60 tipos de doenças. Ele é apontado como a causa de 20% a 30% dos cânceres de esôfago, pâncreas e fígado; cirrose; ataques epiléticos. Está sendo apontado também como um importante fator de vulnerabilidade para transmissão das Doenças Sexualmente Transmissíveis.
E as drogas, como cocaína, crack e ecstasy, podem afetar o funcionamento do coração, fígado, pulmões e até mesmo o cérebro, sendo muito prejudicial à saúde. Além disso o consumo de uma dose excessiva pode levar à morte devido à overdose que pode causar parada cardíaca e respiratória.
O parlamentar deu ênfase na questão dos prejuízos também causados pelas drogas licitas como a bebida alcoólica. “Quem dera tivéssemos um controle de pessoas que dão entrada nos hospitais com doenças decorrentes dessas drogas, acredito que as empresas não deveriam apenas colocar os males causados em embalagens ou mesmo em propagandas, eles deveriam ressarcir os cofres públicos no custeio do tratamento nos hospitais. O nosso país precisa se mover quanto a isso e as pessoas também precisam se conscientizar”, ressaltou o vereador.


Ascom - Vereador Ricardo Silva




Nenhum comentário:

Postar um comentário