15/03/2018

Notícias, ações e informações


Sintomas da menopausa e formas naturais de tratá-los
Do AtivoSaúde

Quando falamos em sintomas da menopausa, algumas pessoas podem encará-la como um problema de saúde. Mas a verdade é que menopausa não é doença e também não precisa ser encarada com sofrimento.
A palavra menopausa define a última menstruação da mulher. O que vem antes dela é o famoso climatério — aquele período marcado por calores repentinos, alterações de humor, desregulação hormonal etc. — e que costuma durar cerca de um ano até que a menstruação cesse de vez.
Só isso? Sim. Tanto a menarca quanto a menopausa fazem parte da vida de toda mulher, são acontecimentos totalmente normais e esperados e tampouco indicam que você “está ficando velha”.
Confira uma listinha com as principais alterações que podem aparecer e possíveis maneiras de lidar com elas no https://www.ativosaude.com/saude-da-mulher/sintomas-da-menopausa/


Prefeitura divulga lista de classificação para agente de saúde em Osasco


A prefeitura divulgou, na edição de terça-feira, dia 13, da Imprensa Oficial do Município de Osasco (IOMO), a classificação da seleção pública para o cargo de Agente Comunitário de Saúde. Os candidatos estão divididos entre as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que integram o programa. Um dos critérios de inscrição foi residir próximo a esses postos de saúde.

O prazo original para divulgação seria em 8 de março, mas foi adiado, segundo a prefeitura, pela dificuldade técnica em fazer a divulgação da classificação por unidade. A classificação pode ser conferida no site www.osasco.sp.gov.br.


Apadrinhe uma criança

Buscando atender ao que preconiza o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, que diz que toda criança tem direito à convivência familiar e comunitária, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência Social, implantou, em 2017, o Programa “Laços – Apadrinhamento Afetivo”.
O Apadrinhamento Afetivo não é um projeto de adoção. Destinado às crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, que hoje vivem acolhidos em SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes), o programa prevê a ligação afetiva entre esses jovens e os padrinhos. Os encontros entre eles são no mínimo quinzenais, e geralmente acontecem nos finais de semana. Quem se interessar pode fazer o cadastro na Secretaria de Assistência Social, na Rua da Saudade, 180, ou obter mais informações no telefone 2183-6713.



Meio Ambiente faz chamamento público para apresentação de propostas para planos municipais

 

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, torna público o Edital de Chamamento 01/2018/SEMA, cujo objetivo é conhecer os produtos, equipamentos e serviços realizados no mercado para elaboração de planos municipais, e assim dar sequência ao processo licitatório para contratação de instituição para a elaboração dos planos municipais de arborização e de educação ambiental.
Os planos municipais são ferramentas que permitem a continuidade de uma política pública elaborada a partir de diretrizes planejadas com base na peculiaridade do município e no perfil social, econômico, cultural e ambiental de uma população.
A Audiência Pública, aberta ao público, será realizada no dia 5/4/2018, a partir das 9 horas, na Sala Osasco, localizada no Paço Municipal (Avenida Bussocaba, 300 – Vila Campesina).
As instituições interessadas em apresentar seu know-how deverão se manifestar através do preenchimento do anexo II do edital até 30/3/2018.

SERVIÇO
Mais informações sobre o edital deverão ser solicitadas pelo e-mail dtea.sema@osasco.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3652-9107.



O cenário atual da mulher no mercado de trabalho



Durante séculos, as mulheres enfrentaram dificuldades por onde passaram, desde a impossibilidade de votar até a violência doméstica sofrida diariamente. E ainda encontram dificuldades atualmente. O dia 8 de março foi instituído para homenagear, discutir e debater o papel da mulher na sociedade. Em suas respectivas áreas, algumas mulheres conseguiram realizar feitos e alcançar patamares jamais imaginados. Maria da Penha dá nome a Lei contra agressores masculinos, Simone de Beauvoir foi uma das maiores escritoras do século passado e Angela Merkel chegou ao cargo de Chanceler da Alemanha.
Apesar de todas as constatações, lutas contra o preconceito e aumento de mulheres no mercado de trabalho, a situação ainda não é a ideal. Isso porque os homens são predominantes em quase todos os setores. Segundo a vice-presidente de Expansão da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Rio Grande do Sul, Simone Kramer, a desvalorização não impede as mulheres de lutarem por desenvolvimento e crescimento profissional, inclusive, por salários melhores ou equivalentes ao dos homens. “Cada vez mais as mulheres estão em maior número nos cursos de todos os tipos, na busca de sua ascensão profissional”, comentou a executiva.
Uma pesquisa realizada pelo IBGE, entre 2009 e 2013, registrou um aumento da presença feminina em vagas de trabalho formal, no Brasil. O público feminino atingiu 43% de participação, enquanto 57% ficaram com os homens. Apesar do crescimento, a diferença salarial ainda é grande. Segundo os dados coletados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2015, o salário de uma mulher formada com MBA é 34% menor comparado com um homem nas mesmas condições. Quanto maior o grau de instrução, maior é a diferença.
Para Simone o patamar alcançado pelas mulheres é louvável, mas a luta ainda não terminou. “São séculos de uma cultura onde a mulher foi vista como um ser inferior. Movimentos, estudos e pesquisas que demonstrem o diferencial da contribuição feminina no mercado de trabalho são de extrema importância na busca deste reconhecimento e necessidade de igualdade”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário