12/11/2019

Políticas públicas de cultura e turismo é debatido em audiência pública



O vereador Ricardo Silva foi o autor da propositura. A audiência discutiu a necessidade de investir na cultura e turismo


 A câmara municipal de Osasco realizou na noite da última segunda-feira (11), no plenário Tiradentes, uma audiência pública para discutir políticas públicas de cultura e turismo no município. A propositura de autoria do vereador Ricardo Silva (Republicanos), falou sobre as ações realizadas na área e debateu a necessidade de amadurecer nessa questão, que está ligada ao “desenvolvimento com responsabilidade para a nossa cidade, geração de empregos, novas empresas se instalando no município, dentre outros”, explicou o parlamentar.
Com base na projeção populacional de 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estimada em 698.418 pessoas, a cidade de Osasco agora ocupa a 11ª posição na lista, que inclui as cidades com mais de 500 mil habitantes e que não são capitais. “Temos em nossa cidade, o museu Dimitri Sensaud de Lavaud, conhecido como museu de Osasco. Casarão que fora construído no século XIX, e que se tornou museu apenas em 1976 com o intuito de contar um pouco a história da cidade de Osasco desde sua criação. O chalé se localiza na região onde hoje é a Avenida dos Autonomistas. Além destes, temos imóveis tombados na cidade, dentre eles; a casa de campo de Victor Brecheret, parque estadual do Jaraguá”, disse Ricardo Silva que falou ainda sobre alguns projetos de sua autoria, que tem como objetivo defender e garantir políticas públicas para o turismo no município.
“Pedimos a criação de Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo na Câmara Municipal de Osasco. Compete a Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo, sem prejuízo de outras atribuições decorrentes de sua natureza institucional, realizar estudos, debates e tomar providências no sentido de receber sugestões, propostas, estudos e consultas pertinentes à situação do turismo no município, para a definição de políticas públicas de interesse turístico no município de Osasco”, destacou o vereador.

Em outro projeto, o parlamentar solicitou que seja instituído no Calendário do Município de Osasco, a Semana do Sarau, a ser comemorado anualmente na quarta semana do mês de julho. A Semana Municipal do Sarau tem objetivo reunir pessoas para compartilhar experiência culturais e o convívio social; incentivar a leitura de livros; realizar ações com danças, músicas, recitar poesias, realizar oficinas, exposições, atividades lúdicas, atividades recreativas e demais atividades culturais; disseminar a cultura do sarau no município.
“Pedimos também, em conformidade com a Lei Federal nº. 11.769, de 18 de agosto de 2008, o ensino de música em todas as unidades da Rede de Ensino do Município de Osasco, objetivando contribuir para a formação integral da criança e do adolescente. Um outro projeto de minha autoria e que acho importante destacar é a inserção da Língua Brasileira de Sinais - Libras, na grade curricular das escolas municipais, como disciplina transversal, bem como, da capacitação de profissionais, nas repartições públicas municipais e agências bancárias, no âmbito do Município de Osasco, completou o vereador.
Já o secretario de cultura Eder B2, falou sobre o trabalho realizado pela prefeitura através da secretaria de cultura na cidade e destacou alguns projetos que serão desenvolvidos, dentre eles a geladeirateca, uma geladeira recheada de livros, ação que visa o incentivo à leitura; o Inclucine, cinema inclusivo que garante sessão totalmente gratuita e adaptada para atender o público, “conseguimos garantir tudo isso na Lei Orçamentária Anual  (LOA) e estou muito feliz com isso porque a cultura transforma a vida das pessoas”, destacou Eder B2.
Outro tema de destaque foi a reforma total do Museu Dimitri Sensaud de Lavaud, localizado na avenida dos Autonomistas, “ele é até pequeno para abrigar o tamanho da nossa história. Será uma obra de grande impacto e acessibilidade para todos”, disse o secretario de cultura.
A audiência contou com a presença e participação dos vereadores; Rogerio Santos, Ana Paula Rossi e Ni da Pizzaria; Secretario de Educação José Toste Borges; Secretario de Turismo e Desenvolvimento Econômico Paulo Contim; Diretor de Gestão de Patrimônio Jhonny Oliveira, e outras autoridades. Veja mais imagens a seguir;

Ascom – Vereador Ricardo Silva







Nenhum comentário:

Postar um comentário