15/10/2015

PERIGO! CRIANÇAS CONECTADAS

 Você sabe lidar com excesso de internet em casa?

Foto: Divulgação

A cena se repete todos os dias: seu filho chega da escola ou mesmo assim que acorda vai direto para o tablete, laptop ou celular. Ali, ele pode passar horas brincando com joguinhos, assistindo a filmes, vídeos ou falando com os amigos via mensagens, sem lembrar que existe vida lá fora.

O fato é que muitos país até gostam de ter crianças conectadas porque isso é sinônimo de conseguir desenvolver suas atividades tranquilamente sem ter a interferência das crianças. E outros ainda acreditam que a internet beneficia o desenvolvimento dos filhos.

 No entanto é preciso Atenção!  Porque assim como crianças mente a idade nas redes sócias para burlar restrições, também adultos mal intencionados podem entrar num bate papo se passando por criança e marcar encontros ou mesmo incentivar ações indevidas. Pois a pedofilia engana e atrai crianças também pela internet.

Pesquisas

De acordo com estudo da Public Health England, agência de saúde pública britânica, crianças que passam mais de quatro horas por dia conectadas à internet são mais propensas a desenvolverem depressão, ansiedade, agressividade e baixa estima.

A conexão das crianças no mundo digital também pode interferir de forma negativa em aprendizados do cotidiano. Isso é o que revelou pesquisa feita pela fabricante de antivírus AVG, com seis mil mães de diferentes países, trouxe constatações preocupantes. Entre crianças de 3 a 5 anos, 66% são capazes de operar jogos de computador e 57% sabem usar pelo menos um aplicativo no smartphone.

No entanto, os problemas aparecem nestes números: só 14% conseguem amarrar o próprio tênis e 50% não sabem o caminho de casa. Os dados ainda mostra o Brasil ocupando a terceira posição no ranking dos países com maiores índices de desenvolvimento de habilidades tecnológicas nessa faixa etária, sendo vencido apenas por Estados Unidos e Inglaterra.

 

Cuidado! Elas já nascem conectadas

O fato é que crianças parecerem já nascer conectadas, e isso segundo especialistas, tem muito haver com o meio onde a gestante vive que acaba influenciando o feto, uma música muito ouvida pela mãe no período de gestação, por exemplo, pode futuramente ser apreciada pelo bebê. A linha de raciocínio também segue a alta tecnologia que permeia o ambiente como os barulhos e toque dos celulares, iphone e ipad. Por isso, especialistas defendem que esta geração já nasce conectada.

E ainda enfatizam a importância do desenvolvimento de atividades lúdicas com brinquedos reais, que ajudam no desenvolvimento motor e na criatividade do individuo. Pois a criança necessita fantasiar, imaginar, cantar, dançar, jogar bola e também criar suas próprias brincadeiras, coisas que os aparatos eletrônicos não permitem.

Dicas

-Mesmo a internet estando cada vez mais presente na vida dos pequenos, ainda é possível extrair o que ela tem de melhor e que pode gerar bons frutos na educação das crianças. Comece com medidas simples como instalar programas de controle parental no computador e nos dispositivos móveis usados pelas crianças, baixar apps pedagógicos e criar uma pasta de sites pré-aprovado são algumas das soluções criativas para explorar a tecnologia no que ela tem de melhor.

-Mantenha o computador em um local de uso comum na casa ou mesmo se o pequeno usa dispositivo moveis é importante supervisionar as atividades online das crianças.

-Evite servir lanches na frente de algum desses aparelhos. Mostre que na hora de comer é para desconectar.

-Oriente seu filho a jamais fornecer ou cadastrar dados pessoais ou mesmo postar fotos, e caso surja dúvidas ele deve chamar um adulto responsável.

-É importante limitar o tempo que seu filho passa nos eletrônicos e divida esse período em dois, por exemplo, duas horas em dois turnos de uma hora. No primeiro momento o pequeno vai espernear, mas logo encontrará uma atividade interessante para fazer.

-Todas as senhas devem ser do seu conhecimento e lembre-se de jamais liberar o acesso secreto da criança na internet.

-Lembrando que o exemplo é a chave de tudo. Então desconecte sempre que possível e aproveite o tempo com as crianças em atividades da vida real.

Equipe RS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário