20/03/2016

Consumidor deve ficar atento às compras de páscoa

Foto: Divulgação

Especialistas consideram a páscoa como a segunda melhor data para o comércio varejista, ficando atrás somente do Natal. E para alcançar um bom número de vendas, muitas empresas tentam driblar a crise, investido pesado em propagandas e no marketing de seus produtos, como forma de atrair os clientes, especialmente as crianças.
No entanto, o consumidor deve ficar atento a tentação das inúmeras ofertas deste mercado. Então, para evitar problemas e dor de cabeça acompanhe a seguir as principais dicas do procon.
-É preciso atenção para a compra dos ovos de chocolate industrializados, ovos caseiros e também no caso de levar para a casa peixes. No caso dos ovos, por exemplo, o consumidor deve observar, além da validade dos produtos, se eles estão bem embalados e em ambientes adequados. Falando dos ovos caseiros, é importante verificar se eles são feitos dentro de padrões de qualidade e higiene.
Já sobre os ovos voltados para o público infantil, principalmente os que trazem brinquedos, o consumidor tem direito de reclamar em caso de produtos danificados. Lembrando que é necessário observar a indicação etária das peças.
 Se houver algum problema com o brinquedo, deve pegar a nota fiscal e se dirige até o comércio e relatar a reclamação. Não sendo resolvido, o consumidor deve procurar o Procon para tomar as devidas providências. Ainda é importante  observar quanto a qualidade dos brinquedos. Todos devem estar certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e ser compatível à idade da criança que recebeu o presente.
Além dos chocolates, a compra de peixes, que também tem aumento nessa época, deve ter cuidados parecidos. O Procon orienta que o consumidor também fique atento ao prazo de validade, a higiene do local que vende e ao armazenamento. Os peixes congelados, por exemplo, devem ser mantidos em freezeres, mas que não estejam superlotados. Os produtos e o comércio devem ter registros dos órgãos de fiscalizações competentes. O bacalhau, que tem maior procura nesta época, deve ter a procedência identificada.
Se o consumidor perceber que os produtos não são vendidos de maneira correta, o indicado é denunciar o caso ao órgão. Em casos de dúvidas procure o Órgão do procon na sua cidade.

Procon Osasco: Av. Bussocaba, 300 – sala 33 – CEP: 06023-020.


Procon Barueri: Av Henriqueta Mendes Guerra, 550 – Centro – CEP:06401-160. Telefone: 151.

EquipeRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário