10/03/2017

No mês da mulher, conheça mulheres que fazem a diferença!

Guerreiras que inspiram mulheres com suas conquistas e lições de vida



Fotos: Michele Lima

No mês que é celebrado a luta e a conquista das mulheres, conheça a história da Dna. Rosa Campos. Para quem não a conhece, ela é minha vó e por ser uma mulher que é um exemplo de determinação e superação, ela será nossa entrevistada em homenagem a todas as mulheres guerreiras da nossa cidade.
Assim que cheguei fui recebido com café, bolo e uma torta salgada feita pela vó. Além de ser excelente na cozinha, com  81 anos, ela ainda costura, faz artesanato e se orgulha de estar estudando.
Veja trechos do diálogo:

Para começar, a sra pode contar um pouco da sua história?
Éramos em 20 irmãos e hoje somos em 11. Tive que começar a trabalhar muito cedo e entre 6 e 7 anos já estava na roça.

Depois dessa fase e já casada, como foi que conseguiu conciliar o trabalho e a família?

Logo no inicio pude contar com o apoio dos meus pais, eles sentiram muito quando me casei porque sempre ajudei em tudo. Tive 4 filhos e sempre cuidei de tudo com muito carinho.

Quais eram as maiores dificuldades desse período?

Eu levantava as 4h da manhã para cuidar da horta e vendíamos os frutos. Nunca nos faltou nada. E hoje tenho uma experiência muito grande.


Falando sobre a melhor idade, a sra acredita que estamos vivendo mais e melhor?
Sim, o modo de viver hoje é bem mais tranquilo. 

A expectativa de vida no Brasil aumentou e com isso é preciso que existam oportunidades de emprego. A sra acredita que as empresas estão preparadas para absorver a “mão de obra mais madura”? 
Acredito que se a pessoa quer permanecer no mercado de trabalho tem que ir trabalhar e correr atrás. Atualmente não trabalho mais em firma, mas gostaria de continuar, e nem que seja como voluntária gosto de trabalhar e ajudar.

Conta um pouco das suas atividades?
Faço trabalhos de artesanato, costura e também estudo. Pode ter 60 ou 70 anos, acho que tem de estudar. Eu incentivo até os meninos mais novos da classe.

Extra


  • Acompanhe também no canal do YouTube a entrevista exclusiva com a delegada Silvia Wichmann falando sobre agressão contra a mulher, quebra do silêncio e ainda um pouco de sua história - link: https://www.youtube.com/watch?v=QYKF4gUrLQE















Nenhum comentário:

Postar um comentário