21/05/2017

Vereador destaca ação de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil




Durante a sessão ordinária da câmara municipal de Osasco ocorrida na última quinta-feira (18), o vereador Ricardo Silva (PRB), apresentou uma moção de apoio pelo dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual Infantil, no dia 18 de maio. A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.
Para o vereador, é preciso conscientizar as pessoas de que elas também podem agir contra o Abuso e Exploração Sexual Infantil. “O cidadão pode denunciar através do Disque 100, que é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual”, disse.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. Inclusive no município foi criado o Projeto de Lei nº 76/09, que instituiu no calendário Oficial do Município, a "Semana Municipal de Combate à Pedofilia", a ser realizada, anualmente na segunda semana de maio, com ações de orientações contra esse crime.
Ricardo Silva parabenizou o trabalho dos conselheiros tutelares, que tem acompanhado muitos casos e divulgado a importância de combater o abuso e a exploração sexual infantil. "Acredito que é necessário ampliar o conselho tutelar e ter mais duas unidades no centro para que o atendimento alcance a todos”, explicou.
O vereador ainda apresentou moção de apoio ao dia do jovem aprendiz, comemorado no dia 19 de maio. Para ele, no contexto educacional, o programa colabora permitindo a qualificação e a oferta do primeiro emprego aos que tem idade entre 14 a 24 anos. Além de contribuir na diminuição do nível de desemprego entre os jovens. Já no contexto social, contribui com o afastamento dos jovens das ameaças da criminalidade e do consumo de drogas, dando a eles a oportunidade de se tornarem cidadãos plenos a partir do acesso ao conhecimento, do aprendizado de uma profissão e do desenvolvimento de uma carreira.

Ascom - Vereador Ricardo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário